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25 de Abril de 2024
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    Abertas as inscrições para o V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente

    Cartórios receberão consultoria especializada gratuita e vencedores, em cada uma das quatro categorias, ganharão passagem e hospedagem para Salvador (BA). Adquira seu kit de avaliação e saiba como seus clientes avaliam os serviços prestados por sua unidade. Participe, as inscrições vão até 15 de setembro.

    Estão abertas as inscrições para o V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). Todos os cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo já podem se inscrever para participar de mais uma edição do projeto pioneiro da entidade que visa orientar as unidades de registro a qualificar o atendimento ao público usuário dos serviços extrajudiciais.

    Nesta edição, os consultores de qualidade da Arpen-SP promoverão uma ampla avaliação dos serviços de atendimento dos cartórios, focados na orientação para o atendimento a pessoas físicas e jurídicas, abordando estratégias de aproximação com a comunidade local e destacando as iniciativas pioneiras na área tecnológica que permitirão ganho de escala e maior eficiência no atendimento ao público.

    Todos os cartórios participantes receberão um relatório detalhado e sigiloso das observações verificadas pelos consultores da qualidade. Além das visitas dos consultores, o Oficial fará uma auto avaliação do serviço que sua unidade presta ao cidadão, que por sua vez, por meio de folders depositados em uma urna lacrada, poderá avaliar os serviços prestados pelas serventias.

    "O Prêmio de Qualidade da Arpen-SP é muito importante para a classe, pois é um projeto que incentiva as serventias a estarem constantemente investindo na qualidade do atendimento e na infraestrutura dos cartórios", disse o presidente da Arpen-SP, José Claudio Murgillo. "Com isso, a população sai ganhando, porque recebe um atendimento melhor, serviços mais eficientes e ágeis, além de melhorarmos de um modo geral a imagem dos cartórios perante a sociedade", destacou.

    O Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP tem como objetivo principal estimular os cartórios paulistas a buscarem a excelência no atendimento aos seus usuários, incentivando a busca por patamares cada vez mais altos na prestação de um serviço inovador, dinâmico, seguro e eficiente aos usuários do Registro Civil do Estado de São Paulo.

    Para esta 5ª edição do projeto foram mantidas as categorias e os critérios de distribuição dos kits de avaliação: cartórios até 50 mil habitantes (categoria I), cartórios de 50 a 200 mil habitantes (categoria II), cartórios de 200 a 800 mil habitantes (categoria III) e cartórios acima de 800 mil habitantes (categoria IV) . A quantidade de questionários, urnas, cartazes e displays foi definida de forma a conglomerar a média de respostas recebidas pelos cartórios das diversas categorias ao longo das quatro edições anteriores do Prêmio. A fonte adotada como oficial para a divisão populacional é o IBGE. Os cartórios deficitários terão kits gratuitos.

    A coordenação desta edição do Prêmio de Qualidade da Arpen-SP estará á cargo de Maria Beatriz Lima Furlan, Oficiala de Registro Civil do Distrito de Ermelino Matarazzo, em São Paulo. "O Prêmio de Qualidade da Arpen-SP é muito importante para os cartórios de registro civil para estarmos sempre atuando de forma a melhorar não só o nosso atendimento, mas a qualidade de todos os serviços prestados ao cidadão, assim como as instalações das unidades e o investimento tecnológico para a prestação de um serviço ágil e eficiente", disse.

    A Comissão de Avaliação do V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP contará ainda com Odélio Anônio de Lima, Oficial de Registro Civil do Distrito de Parelheiros - São Paulo e idealizador do Prêmio; Ubiratan Pereira Guimarães, presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), do Colégio Notarial do Brasil - seção São Paulo (CNB-SP) e 1º Tabelião de Notas e Protesto de Barueri, Dr. Luís de Macedo, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), ex-Vice Presidente e Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Luís Paulo Aliende Ribeiro, juiz de direito substituto em 2º grau e professor assistente da EPM no Curso de Pós Graduação em Direito Notarial e Registral e Gilberto Cavicchioli, consultor de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP.

    Os cartórios vencedores em cada uma das categorias receberão uma passagem, com hospedagem inclusa, para a cidade de Salvador, na Bahia, além de uma placa dourada da Arpen-SP e divulgação do resultado nos veículos de comunicação de suas respectivas cidades.

    Os segundos colocados, em cada categoria, receberão duas inscrições gratuitas para cursos promovidos pela Arpen-SP, além de um troféu representativo, enquanto os terceiros colocados, em cada categoria, receberão uma inscrição gratuita para curso de aperfeiçoamento promovido pela Arpen-SP, além de prêmio concedido pela entidade. Todos os participantes receberão certificados por sua participação no IV Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente.

    Membros da Comissão de Avaliação do Prêmio de Qualidade enaltecem iniciativa

    "É muito auspiciosa a volta do Prêmio de Qualidade da Arpen-SP para os cartórios de Registro Civil, tendo em vista a já reconhecida importância do Prêmio", disse o desembargador Luís de Macedo. "A continuidade da avaliação e premiação da qualidade dos serviços prestados pelos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo, ao lado do Código de Ética, é um dos melhores exemplos da autorregularão efetivamente exercida pela Arpen-SP", completo o juiz Luís Paulo Aliende Ribeiro.

    Para o idealizador da iniciativa, Odélio Antônio de Lima, que agora participará da Comissão de Avaliação, a volta do Prêmio é um resgate de uma feliz idéia da Arpen-SP. "O Prêmio não deveria ter parado, mas a sua volta é importante porque com a sua realização incentivamos os cartórios a melhorarem as suas serventias, para que os Oficiais melhorem o seu atendimento e o seu lugar de trabalho", disse.

    "Essa iniciativa, que é histórica da Arpen-SP, faz sentir orgulho de pertencer à classe de notários e registradores, pois demonstra a preocupação institucional com a boa qualidade na prestação do serviço público que nos é delegado", disse Ubiratan Pereira Guimarães, presidente do CNB-SP e do CNB-CF, que integrará a Comissão de Avaliação. "Não obstante haja opiniões contrárias, sempre defendi o princípio de que devemos caminhar unidos, notários e registradores, para preservação institucional do relevante serviço que prestamos à sociedade brasileira. Fico muito feliz em poder cooperar com a seleção que se inicia e tenho certeza de que com esse incentivo ganham notários, registradores e, sobretudo, a sociedade", completou o Tabelião de Barueri.

    Responsável técnico pela condução do Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, o consultor Gilberto Cavicchioli destaca a nova fase que a que a iniciativa se propõe."O Prêmio volta procurando dar continuidade aos quatro anos anteriores, para fortalecer os conceitos relacionados à melhoria das instalações, a continuidade no treinamento dos funcionários, a conscientização da necessidade de atender com mais qualidade, e, essencialmente, vai ajudar na introdução das novas demandas da atividade registral, como o Provimento nº 13 e a certificação digital", destacou.

    Segundo Gilberto, a avaliação dos consultores"vai ajudar a perceber qual caminho seguir para acompanhar o modernismo do setor, auxiliando o cartório, independente do seu tamanho, a se situar perante às demais unidades, pois o relatório que eles receberão ao final do Prêmio mostrará os pontos fortes e os a melhorar no setor registral".

    Preços reduzidos para a aquisição dos reformulados kits de avaliação

    Com base nas informações das edições anteriores do Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente, e objetivando proporcionar uma maior participação dos cartórios paulistas neste V Prêmio de Qualidade, além de uma utilização mais eficaz dos kits de avaliação, a Arpen-SP reduziu consideravelmente os valores de cada categoria, propiciando ainda a participação gratuita dos cartórios deficitários, em convênio com a empresa JS Gráfica, que cederá os kits a estes cartórios.

    "É importante ressaltar que o Prêmio está constantemente em mudança, sendo aperfeiçoado, não só para que as serventias atinjam um patamar mais elevado na qualidade do atendimento e dos serviços prestados, mas também com relação ao aperfeiçoamento dos critérios de avaliação, que a cada edição se tornam mais coerentes e imparciais", diz o consultor de qualidade da Arpen-SP, Gilberto Cavicchioli.

    A Arpen-SP destaca ainda que, para que um cartório participe do Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente não é necessário o pagamento de inscrição, bastando à serventia adquirir o kit de avaliação de sua categoria, conforme quadro abaixo. A Associação lembra ainda aos cartórios participantes que a avaliação dos questionários preenchidos pela população observa critérios de pesos e proporcionalidade, não estando diretamente relacionada à quantidade de folders preenchidos.

    "Cada cartório tem a sua especificidade. Ao mesmo tempo em que um cartório atende 10 usuários por dia, outra serventia atende centenas de clientes por dia, por exemplo" , diz Cavicchioli. "Outro ponto que é importante ressaltar é a preocupação da Arpen-SP em não tornar o Prêmio elitizado. Toda essa preocupação com os critérios de avaliação, as divisões das categorias, enfim, mostra que a Arpen-SP quer a participação de todos os cartórios do Estado, os das grandes cidades e os das cidades pequenininhas, do interior", completa o consultor.

    Cartórios deficitários os kits serão gratuitos R$ 00,00
    Categoria I - até 50 mil habitantes 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 200 questionários R$ 100,00
    Categoria II - de 50 mil a 200 mil habitantes 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 300 questionários R$ 150,00
    Categoria III - de 200 mil a 800 mil habitantes 2 urnas, 2 displays, 2 cartazes, 500 questionários R$ 180,00
    Categoria IV - acima de 800 mil habitantes 3 urnas, 3 displays, 3 cartazes, 800 questionários R$ 250,00
    *O Cartório inscrito poderá solicitar mais itens conforme sua demanda.

    *Kit composto por uma urna e lote mínimo de 100 questionários - R$ 70,00
    Inscrições: Lígia de Macedo - Telefone: (11) 3293-1531 - E-mail: arpensp@arpensp.org.br

    Período de inscrição e sistemática do Prêmio de Qualidade

    As inscrições estarão abertas até o próximo dia 15 de setembro e para se inscrever basta ao Oficial (a) entrar em contato com a assessora jurídica da entidade, Lígia de Macedo, através do telefone (11) 3293-1531 ou pelo e-mail: arpensp@arpensp.org.br, além de adquirir um kit avaliação, que será entregue na serventia após de ser lacrado pela Comissão de Avaliação do Prêmio.

    Neste ano, os kits de avaliação estarão disponíveis ao público pelo período de 15 de setembro a 11 de novembro, mesmo período em que ocorrerão as visitas da equipe de consultoria que, além de realizar a avaliação da serventia, promoverá uma consultoria aos cartórios participantes, que receberão ainda um relatório completo de avaliação ao final do V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente. As urnas lacradas deverão ser remetidas à Arpen-SP até o dia 11 de novembro .

    A consultoria será prestada pela equipe formada pelo consultor de qualidade da Arpen-SP, Gilberto Cavicchioli, que visitará obrigatoriamente todos os cartórios participantes. Professor da ESPM em cursos de Pós Graduação, engenheiro com especialização em administração industrial pela Universidade de São Paulo e vasta experiência em cargos executivos de empresas multinacionais, Gilberto Cavicchioli, que também é consultor de gestão de pessoas e marketing de diversas empresas, fornecerá a cada cartório participante um detalhado relatório de consultoria, que possibilitará à serventia aprimorar ainda mais seus atributos em busca da completa certificação.

    As auto avaliações, que serão elaboradas pela equipe de consultoria, serão levadas aos Oficiais durante as visitas e deverão ser preenchidas pelo responsável pela serventia ao final da visita do consultor. A cerimônia de entrega do V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP ocorrerá no dia 9 de dezembro, durante a Festa de Confraternização da entidade.

    Cronograma Oficial do V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente ¿ 2011
    15.08 Abertura das inscrições
    15.09 Término do período de inscrições
    De 15.09 a 11.11 Avaliação dos usuários e visita do consultor
    Até 11.11 Envio das Urnas à Arpen-SP
    Novembro Apuração dos resultados
    09.12 Festa de Encerramento e Premiação dos Vencedores

    Formato da avaliação proporciona sigilo absoluto aos participantes

    Apenas o cartório participante do Prêmio de Qualidade saberá sua avaliação ao final do Prêmio de Qualidade. A partir do momento que o cartório se inscreve para participar do Prêmio de Qualidade ele recebe um número selecionado pela secretaria executiva da Arpen-SP.

    Nem os membros da Comissão de Avaliação do Prêmio, nem os demais cartórios e nem a empresa responsável pela contabilidade dos questionários saberá a relação número/nome do cartório, que só será divulgada, unicamente ao Oficial do cartório, no ato de devolução dos questionários e do relatório da consultoria da Arpen-SP, possibilitando a comparação com as demais serventias de sua categoria que, por sua vez, estarão identificadas apenas pelos números, sem referência ao nome do cartório.

    Ficha Técnica

    Evento: V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP

    Inscrições: Até o dia 15 de setembro, mediante contato com Lígia de Macedo - (11) 3293-1531 / arpensp@arpensp.org.br

    Comissão de Avaliação

    Dra. Maria Beatriz Lima Furlan - Coordenadora da Comissão - Oficiala de Registro Civil do Distrito de Ermelino Matarazzo - São Paulo;

    Dr. Odélio Anônio de Lima - Oficial de Registro Civil do Distrito de Parelheiros - São Paulo;

    Dr. Ubiratan Pereira Guimarães - Presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), do Colégio Notarial do Brasil - seção São Paulo (CNB-SP) e 1º Tabelião de Notas e Protesto de Barueri;

    Dr. Luís de Macedo - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), ex-Vice Presidente e Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo;

    Dr. Luís Paulo Aliende Ribeiro - Juiz de direito substituto em 2º grau e professor assistente da EPM no Curso de Pós Graduação em Direito Notarial e Registral;

    Dr. Gilberto Cavicchioli - Consultor de Qualidade no Atendimento ao Cliente da Arpen-SP

    Cronograma Oficial do V Prêmio de Qualidade no Atendimento ao Cliente ¿ 2011
    15.08 Abertura das inscrições
    15.09 Término do período de inscrições
    De 15.09 a 11.11 Avaliação dos usuários e visita do consultor
    Até 11.11 Envio das Urnas à Arpen-SP
    Novembro Apuração dos resultados
    09.12 Festa de Encerramento e Premiação dos Vencedores

    Cartórios deficitários os kits serão gratuitos R$ 00,00
    Categoria I - até 50 mil habitantes 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 200 questionários R$ 100,00
    Categoria II - de 50 mil a 200 mil habitantes 1 urna, 1 display, 1 cartaz, 300 questionários R$ 150,00
    Categoria III - de 200 mil a 800 mil habitantes 2 urnas, 2 displays, 2 cartazes, 500 questionários R$ 180,00
    Categoria IV - acima de 800 mil habitantes 3 urnas, 3 displays, 3 cartazes, 800 questionários R$ 250,00
    *O Cartório inscrito poderá solicitar mais itens conforme sua demanda.

    *Kit composto por uma urna e lote mínimo de 100 questionários - R$ 70,00
    Inscrições: Lígia de Macedo - Telefone: (11) 3293-1531 - E-mail: arpensp@arpensp.org.br
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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abertas-as-inscricoes-para-o-v-premio-de-qualidade-no-atendimento-ao-cliente/2803418

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