Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arpen-SP firma parceria com o jornal O Imparcial, em Presidente Prudente

    Projeto Voz da Cidadania chega à segunda cidade sede de Regional do Estado de São Paulo e passa a circular em jornal que chega à mais de 53 municípios da região de Presidente Prudente, levando informações de cidadania à população regional.

    A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) iniciou o seu Projeto Voz da Cidadania focada em levar às sedes das cidades regionais do Estado de São Paulo a possibilidade de veicular em um grande jornal local as colunas semanais sobre a importância dos atos praticados pelos cartórios de Registro Civil paulistas.

    Em Presidente Prudente a parceria foi firmada com o Jornal O Imparcial , fundado em 1939, e principal veículo de comunicação impresso de uma região administrativa composto por mais de 50 municípios. Para que esta parceria fosse possível, tornou-se essencial a atuação do Diretor Regional da Arpen-SP em Presidente Prudente, Plínio Alessi , que contatou diretamente o Diretor Administrativo da publicação, Deodato da Silva, e firmou a parceria.

    A parceria com o Jornal O Imparcial , em Presidente Prudente, inaugurou uma nova forma de convênio entre a Arpen-SP e os veículos noticiosos de comunicação. Valorizando a importância da veiculação das colunas semanais explicativas sobre os atos praticados nos cartórios, o jornal publicou uma ampla reportagem, onde destacava o diferencial que passaria a oferecer a seus leitores em relação aos jornais concorrentes, com a prestação de um serviço de utilidade pública, essencial para a cidadania, e acima de tudo, com informações sobre os direitos de cada cidadão brasileiro.

    Desde o dia 11 de junho, o jornal passou a publicar semanalmente, sempre às sextas-feiras, a Coluna "Cartório É Cidadania" , que teve seu espaço fixado na página 4ª, como forma de se estabelecer uma periodicidade de data e local com o público que acompanhará o desenvolvimento dos temas relacionados à prática dos atos de Registro Civil das Pessoas Naturais.

    No último dia 14 de julho, a Assessoria de Imprensa da Arpen-SP encaminhou ao Jornal O Imparcial a sexta coluna do Projeto Voz da Cidadania , dando início ao segundo mês de veiculação de colunas semanais destinadas a informar a população da região de Presidente Prudente sobre a importância dos atos praticados nos cartórios.

    Para o Diretor Regional de Presidente Prudente, Plínio Alessi, a iniciativa da Arpen-SP e a parceria com o Jornal O Imparcial vem obtendo grandes resultados. "Esta é uma região muito peculiar do Estado de São Paulo, com uma população rural muito grande, inclusive os pertencentes ao movimento sem terra, portanto, carentes de informação", diz Alessi. "Esta parceria permite levar ao cidadão que não tem conhecimento de seus direitos uma importante ferramenta de cidadania", completa o Diretor.

    O Projeto Voz da Cidadania tem o objetivo de levar informações essenciais de cidadania à população, por meio da publicação semanal da coluna Cartório É Cidadania , em jornais de todos os municípios paulistas. Até o momento, cerca de 30 convênios para a publicação destes artigos foram firmados pela Arpen-SP que, semanalmente, passará a publicar reportagens sobre as parcerias firmadas.

    Divididas por temas registrais, as colunas são distribuídas entre os agora 20 colunistas da entidade, que se encarregam de produzir os textos pautados pela Associação, com prazos e temas pré-fixados, distribuídos entre os colunistas participantes do projeto. Após a diagramação e arte gráfica as colunas são remetidas aos jornais participantes da iniciativa, nos formatos adequados a cada veículo, que por sua vez se encarregam da publicação semanal em suas páginas.

    Como participar do Projeto Voz da Cidadania

    Participar do Projeto Voz da Cidadania é bastante simples. O Oficial interessado pode atuar de duas formas, auxiliando no convênio com o jornal de sua cidade e/ou participando do projeto com um dos colunistas. Em ambos os casos, o procedimento é bastante simples.

    Quero publicar a Coluna Cartório É Cidadania no jornal da minha cidade

    Passo 1: Entre em contato com o jornal de sua cidade e explique ao editor responsável a idéia central do projeto: "publicação de colunas semanais de prestação de serviço público de cidadania à população (ex: como se faz um registro de nascimento; quais os documentos necessários para se casar; como se altera um nome; quais as pessoas que podem declarar um óbito; como reconheço a paternidade do meu filho" ; em seguida informe que a assessoria de imprensa da entidade entrará em contato com o editor para detalhar melhor o projeto; é essencial este primeiro contato do Oficial com o jornal, pois a participação do Oficial abre inúmeras portas na intermediação do convênio ;

    Passo 2: Entre em contato com Alexandre Lacerda Nascimento, da Assessoria de Imprensa da Arpen-SP ((11) 3293-1537 ou alexandre@arpensp.org.br) e passe os contatos do jornal de sua cidade e um simples relato de como foi a conversa inicial com o editor;

    Passo 3: A Assessoria de Imprensa da Arpen-SP fará o contato com o jornal e trabalhará o convênio para a publicação semanal exclusiva das colunas no jornal indicado pelo Oficial;

    Passo 4: A todo instante, desde o primeiro contato até a finalização do convênio, o Oficial será posicionado do andamento das conversas.

    Quero me tornar um Colunista da Arpen-SP

    Passo 1: Entre em contato com Alexandre Lacerda Nascimento, da Assessoria de Imprensa da Arpen-SP ((11) 3293-1537 ou alexandre@arpensp.org.br) e manifeste o seu interesse em participar como colunista deste Projeto;

    Passo 2: Encaminhe para o e-mail alexandre@arpensp.org.br um breve currículo e uma fotografia;

    Passo 3: A Arpen-SP entrará em contato com os interessados e remeterá todo o material informativo necessário à compreensão do projeto e de como funcionará sua participação.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações804
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arpen-sp-firma-parceria-com-o-jornal-o-imparcial-em-presidente-prudente/2292253

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)