Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Símbolo em defesa do casamento gay viraliza nas redes sociais

    Enquanto a Suprema Corte dos EUA debate casamento gay, internautas trocam a foto de seus perfis nas redes sociais para mostrar apoio ao casamento de pessoas do mesmo sexo.

    É possível que você já tenha visto, de relance, uma imagem de um quadrado vermelho na sua página do Facebook. Ou um de seus seguidores no Twitter trocou a foto do rosto pelo logo com dois traços na horizontal. Uma campanha nos Estados Unidos está levando pessoas a trocarem as fotos de seus perfis nas redes sociais por um logo em defesa do casamento gay - e a campanha já conseguiu milhões de compartilhamentos.

    A campanha foi lançada na segunda-feira (25) pela Human Rights Campaign (HCR), uma das maiores defensoras do casamento gay nos Estados Unidos. A HCR mudou seu logo para um quadrado vermelho com dois traços na horizontal, o símbolo matemático de igual. O vermelho foi escolhido porque representa, segundo os ativistas, o "amor".

    O novo logo foi publicado nas redes sociais e a organização pediu que todos que apoiassem o casamento gay compartilhassem para suas redes. A campanha funcionou. Em três dias, a estimativa é que dezenas de milhões de pessoas, de todas as partes do mundo, compartilharam a imagem. Assim como ocorreram em outras campanhas - como aqui no Brasil, quando internautas adicionaram "Guarani-Kaiowá" ao sobrenome para mostrar apoio aos índios - pessoas favoráveis ao casamento gay trocaram suas fotos pelo logo vermelho.

    A campanha acontece porque, nesta semana, a Suprema Corte dos Estados Unidos está deliberado sobre duas legislações relacionadas ao casamento de pessoas do mesmo sexo. O movimento gay pede que as duas sejam derrubadas.

    Uma das leis é a chamada Proposição 8, uma emenda na Constituição estadual da Califórnia aprovada em referendo em 2008. Essa proposição definiu que o Estado da Califórnia apenas reconhece o casamento entre um homem e uma mulher. A outra lei, chamada de Doma (Defense of Marriage Act, ou Lei da Defesa do Casamento), foi assinada pelo então presidente Bill Clinton em 1999. A Doma restringe benefícios sociais para casais do mesmo sexo, como pensões ou restituição de impostos, que são permitidos a casais heterossexuais.

    Os ministros da Suprema Corte americana escutaram especialistas sobre a Proposição 8 na terça-feira e sobre a Doma na quarta. O julgamento, que só deve ser concluído em junho, pode mudar a atual legislação sobre casamento gay nos Estados Unidos.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações289
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/simbolo-em-defesa-do-casamento-gay-viraliza-nas-redes-sociais/100428690

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)