Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Juiz autoriza mudança de nome a transexual no Estado do Amazonas

O juiz Luís Cláudio Chaves, titular da 4ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Amazonas, autorizou a alteração de nome e gênero no registro civil de um homem, que já havia feito a cirurgia para mudança de sexo. Existem decisões de casos similares nos Tribunais de Justiça de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Segundo o juiz, a decisão foi tomada após emissão de laudo médico e relatório psicológico, com parecer favorável do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), e com base nos artigos e da Constituição, que tratam da dignidade da pessoa humana e da inviolabilidade da intimidade, vida privada, honra e imagem.

A pessoa beneficiada já havia entrado com o pedido de alteração na Justiça de Porto Velho (RO), mas o processo foi arquivado, pois estava na Europa durante seu andamento. Após saber da sentença, relatou sua felicidade: "Esse foi o melhor presente. Já faz oito anos que eu estou tentando a alteração e estou muito emocionada. Como viajava frequentemente, quando passava pela Polícia Federal nos aeroportos e viam o passaporte, era muito constrangedor", contou, cujo nome não foi divulgado a pedido do entrevistado.

Inicialmente, a ação tramitou na Vara de Registros Públicos, cujo juiz a encaminhou para redistribuição a uma Vara de Família, alegando incompetência para análise e julgamento, pois não referia-se a mera retificação de registro.

Trata-se de um processo movido por um transexual, que já havia passado por cirurgia de mudança de sexo (vaginoplastia) na Europa e que solicitou a mudança no registro, alegando constrangimentos sofridos em órgãos públicos e privados quando apresentava documentos constando nome masculino.

O relatório psicológico aponta que, após ter"passado por todo um processo de acompanhamento psicológico, procedimento irreversível com a intervenção cirúrgica, além de sua total negação à identidade biológica anterior do sexo masculino, não o deixar regularizar sua atual identidade sexual poderá levá-lo a praticar possíveis atos irreversíveis e sofrimentos imensuráveis".

Na decisão, o juiz diz que o forte abalo emocional diante da discordância entre sua vida social e sua identidade pessoal reforçam a alteração de gênero no registro."O elenco probatório não deixa dúvida alguma: o autor é mulher em sua plenitude física e mental e, no que depender de mim, também o será juridicamente", afirma o magistrado, citando jurisprudência de casos semelhantes no Brasil, ocorridos no Rio Grande do Sul (2000) e em São Paulo (2002).

  • Publicações9072
  • Seguidores218
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações74
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-autoriza-mudanca-de-nome-a-transexual-no-estado-do-amazonas/100168003

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)