Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Registrador Imobiliário lança livro sobre o nome civil da pessoa natural

    O nome civil da pessoa natural insere-se no rol de atributos protegidos pelos direitos da personalidade. Merece atenção cada vez maior por parte da sociedade e das instituições, uma vez que aumentam diariamente os problemas enfrentados nos tribunais e nos cartórios, por exemplo, com relação à modificação de assentamentos em Registros de Nascimento ou do Casamento.

    Cientes do grau de importância do assunto para o Direito, a Editora Saraiva e Leonardo Brandelli trazem aos leitores Nome civil da pessoa natural, obra que preenche a lacuna bibliográfica que a literatura jurídica contemporânea possui.

    O autor divide o estudo em duas partes: na primeira, caracteriza o direito subjetivo ao nome, precisando seu conceito, sua natureza jurídica, suas características, seus elementos formadores e suas funções; na segunda, discorre acerca da concretização do direito subjetivo ao nome, analisando em profundidade as regras de aquisição, alteração e uso do nome civil da pessoa natural. Também adentra problemas específicos, como a alteração do nome por mudança de sexo, erro de grafia, nome registrado por pessoa sem direito de fazê-lo, separação e alteração por exposição de pessoa ao ridículo.

    Fundamentado em pesquisa doutrinária e em consulta jurisprudencial, o estudo mostra-se útil tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional, dada sua profundidade e qualidade de abordagem, que equilibra as proporções teóricas e práticas oferecidas ao longo das considerações do autor.

    Esta obra é essencial para a melhor compreensão desse importante instituto do direito civil, indicada a acadêmicos e profissionais do Direito e da área registral - com especial atenção aos concursandos dessa tão concorrida carreira.

    Sobre o autor:

    Leonardo Brandelli é Oficial de Registro de Imóveis no Estado de São Paulo. Mestre e Doutorando pela UFRGS. Professor convidado de Direito Civil da Escola Paulista de Direito. Professor de Direito Notarial e de Direito Registral do Instituto Brasileiro de Estudos.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações245
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/registrador-imobiliario-lanca-livro-sobre-o-nome-civil-da-pessoa-natural/3145181

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)