Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Famílias de baixa renda recebem apoio do Governo para registrar os filhos antes de sair da maternidade, no Acre

    "Meu filho precisa ter documento para ser cidadão", argumentou a mãe do pequeno Eduardo, Rayani Lima, 18, sobre o registro civil de seu primeiro filho, que a partir desta quarta-feira, 28, já tem seu nome registrado e todas as garantias e direitos para exercer sua cidadania.

    De segunda a sexta-feira, durante toda a manhã, servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), juntamente com a equipe de assistentes sociais da Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana, realizam uma triagem para orientar as mães sobre a importância do Registro Civil de Nascimento. Na oportunidade, já agendam a ida do pai ao cartório e a Sejudh disponibiliza o transporte e orientações sobre os documentos.

    Cerca de 60 crianças já foram registradas desde 10 de janeiro de 2012, data que deu início a esse acolhimento aos pais dos recém-nascidos. Antes, os registros eram feitos dentro da própria maternidade, mas, com a privatização dos cartórios, o sistema mudou. De acordo com os dados do último senso do IBGE, 3.807 crianças, de 0 a 10 anos, não são registradas em Rio Branco, gerando um percentual de 5,46% da população dessa faixa-etária. Segundo Elizandra Vieira, coordenadora do programa de registro civil, a ação do governo está sendo realizada para minimizar os transtornos gerados pela falta dos cartórios nas maternidades.

    O governo do Estado será um dos principais responsáveis pelos registros nas maternidades. O sistema está sendo aprimorado para facilitar ainda mais a emissão dos registros. A previsão é de que até julho o Sistema Estadual de Registro Civil já esteja funcionando em todas as maternidades de Rio Branco.

    "O nosso trabalho é fortalecer a mãe principalmente nesse momento delicado, após o parto, e proporcionar auxílio aos pais para registrar a criança é muito importante para ela [mãe] e o bebê", pontuou Alcioneida Machado, assistente social da maternidade Bárbara Heliodora.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/familias-de-baixa-renda-recebem-apoio-do-governo-para-registrar-os-filhos-antes-de-sair-da-maternidade-no-acre/3072203

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)