Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cartório Itinerante da Arpen-SP atende população vítima de incêndio na cidade de Santos

    Cartórios de Registro Civil da Baixada Santista participam de mutirão para atendimento aos moradores do bairro da Vila Telma destruído por um incêndio de grandes proporções.

    Santos (SP) - A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) ao lado dos cartórios de Registro Civil da Baixada Santista atende desde o início desta semana as mais de 500 famílias vítimas de um incêndio de grandes proporções que destruiu as moradias da população do bairro da Vila Telma, na zona Noroeste da cidade de Santos.

    Durante o incêndio, ocorrido no dia 11 de maio, quinze pessoas foram encaminhadas ao Hospital da Zona Noroeste em estado de choque. A favela, que existe há 16 anos, havia sido atingida por outros dois incêndios menores. Um em 2007, com três barracos destruídos, e outro em 2009, com seis barracos queimados. Desta vez, o fogo consumiu aproximadamente 20 mil metros quadrados do bairro e cerca de 200 famílias perderam tudo e estão sendo realocadas em casas de parentes ou alojamentos em escolas da região.

    Para atender a demanda dos moradores que perderam todos os seus documentos no incêndio, o Cartório Itinerante deslocou-se até a cidade e emite gratuitamente as segundas vias de registros de nascimentos, casamentos e óbitos à população. Participam do mutirão os cartórios de Registro Civil do 1º e 2º Subdistritos de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Vicente de Carvalho e Solemar.

    Durante este mutirão, os pedidos realizados no Cartório Itinerante da Arpen-SP são recolhidos ao final do dia pelas serventias participantes do mutirão que no dia seguinte realizam a entrega dos documentos confeccionados diretamente na localidade onde está sendo realizado o atendimento da unidade móvel da Associação.

    "Este é um grande auxílio que os cartórios de Registro Civil mais uma vez prestam à população, demonstrando mais uma vez o caráter social e participativo que envolve a população e os registradores", disse o Diretor Regional da Arpen-SP e Oficial do 1º Subdistrito de Santos, Nélson Hidalgo Molero. "Muita gente daqui perdeu tudo o que tinha, móveis, roupas, comida, e também seus documentos", continuou. "Creio que este trabalho da Associação, se deslocando para atender estes moradores que passam por esta situação difícil, pode contribuir para que as pessoas possam se recuperar desta tragédia", completou.

    O atendimento no Cartório Itinerante da Arpen-SP foi ajuda e tanto para Michelle Lopes, 36 anos, diarista. Moradora da Vila Telma, Michelle perdeu sua casa, todos os móveis e até as roupas de toda a sua família. "Eu perdi tudo, não tenho nem como pedir para me mandarem a certidão pelo correio, já que não tenho mais casa", lamentou-se. "Esta ajuda do cartório vindo até aqui, fazendo as certidões e entregando para nós é muito boa", disse ao realizar a solicitação das segundas vias das certidões de nascimento de seus três filhos, do marido e de seu próprio registro.

    "Em meio a tanta dificuldade que esta população está enfrentando, contar com a possibilidade de pedir e retirar aqui mesmo as segundas vias de suas certidões é uma grande ajuda, pois evita deslocamentos e gastos com condução. Este trabalho da Arpen-SP é fundamental para ajudar esta população a se reerguer" , disse Roberto Lúcio Vieira, Oficial de Registro Civil do Guarujá, que também esteve presente na ação.

    "Eu achei ótimo, não preciso sair daqui e deixar as crianças e não tenho que gastar dinheiro com a condução" , disse Cristiane Lopes Silva. "O bom também é que PE de graça, já que não teria dinheiro para pagar por isso agora", completou. Já Adriana Muniz Gatto fez o pedido da segunda via dos registros de nascimentos de seus quatro filhos. "Graças a Deus que vocês estão nos ajudando. Meus documentos foram todos queimados, não tenho mais nada e agora vou poder começar minha vida de novo" , disse a também diarista, moradora há 7 anos do bairro da Vila Telma.

    "É mais uma grande ação dos cartórios de registro civil, capitaneada pela Arpen-SP, que demonstra assim que o cartório está ao lado do cidadão em todos os momentos, até em tragédias de grandes proporções com a que esta população viveu", disse Aldir Pascoal Monte Bello, Oficial do 2º Subdistrito de Santos.

    A causa do incêndio ainda está sendo investigada, mas suspeita-se que o fogo começou com curto-circuito em uma cafeteira elétrica que esquentou demais ou no emaranhado de fios que podem ser vistos no local. O Cartório Itinerante da Arpen-SP permanecerá até esta sexta-feira (21.05) na Horta Comunitária da Vila Telma, oferecendo os serviços de emissão de segundas vias de certidões de registro civil.O atendimento será das 10 às 16 horas.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações152
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartorio-itinerante-da-arpen-sp-atende-populacao-vitima-de-incendio-na-cidade-de-santos/2196944

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)